Descubra segredos sobre a planta Cacto que a lógica não explica

Muitos cenários de filmes que retratam o México na cultura pop, procuram incluir o cacto em suas fotografias, por ser reconhecido como um dos simbolos do país.
 
A sua ligação histórica com a região, vem desde os seus povos primitivos, trazendo evolução e desenvolvimento de diversas qualidades de plantas.
 
Mas o cacto apresenta segredos e curiosidades, que dentro de uma lógica, não faz o maior sentido.
 
Se você ama curiosidades e adora descobrir segredos sobre um país tão exótico, você vai agostar de ler este conteúdo, estruturado de forma especial para os nossos leitores.

 
O Cacto na história do México

 
Presente na bandeira do México, o cacto era retratado pelos Astecas como um planta de caracteristicas sagradas. As suas propriedades adaptaveis ao clima árido e quente do deserto, propriciava o uso de algumas especies para sacrificios e cerimonias, isso mesmo, os Astecas eram povos bem excêntricos.
 
Quando as legiões espanholas pisaram em solo Mexicano, encontraram desenhos e representações de cactos, demontrando a importancia desde vegetal na cultura do país, e no desenvolvimento cultural da região.
 

As diversas espécies de Cacto

 
Com aproximadamente 84 gêneros diferentes de cactos pelas Américas, e pelomenos 1.400 especies, alguns nomes se destacam no México com caracteristicas bem peculiares, de adaptação e temperaturas altissimas no deserto. Alguns são comestiveis como Opuntia Ficus, que fornece para a consumação, o apreciado figo da índia, usado em alguns pratos de comida mexicana.
 

O segredo do vegetal no deserto

 
Suas tipologias partem de principios de armazenamento de água no periodo de chuvas, passando meses sem a necessidade de hidratação. Os seus espinhos, servem como proteção contra animais, que costumam beber água das polpas dos cactos. Suas raízes são bem extensas, o que permite uma captação de reserva de água bem grande.

 
Como eles respiram sem as folhas?

 
Em comparação ao ser humano que se adapta a diferentes tipos de ambientes, o cacto desenvolveu metamorfoses para sobreviver as condições do deserto. O caule é a sua principal fonte de oxigênio. Sua estrutura, permite uma respiração econômica, devido a sua falta de organismos comuns a muitas plantas, que respiram por intermédio das suas folhas.
 
Os seus espinhos que substituem as folhas, com diferentes funções, funcionam como um regulador de desperdício de água, evitando que a mesma venha a cair no solo, broqueando as ações de alguns animais que costumam comer plantas, mantendo assim, a vida saudável do vegetal.
 
Todos os nossos combos incluem profissionais capacitados e de excelência nos serviços prestados. Consulte o nosso buffet de comida mexicana e confira nossos preços!