Descubra 8 Curiosidades sobre o Dia dos Mortos no México

Você conhece o Dia dos Mortos?
 
Uma das festas mais populares do México, atrai muitos turistas por ano, por se tratar de um evento único, com características que você não encontra em nenhum lugar.
 
Existem muitas histórias e curiosidades que marcam a história do Dia dos Mortos, desde uma mística espiritual fortíssima, a um clima de descontração presentes nas ruas. Os símbolos e frases que marcam este acontecimento, impressionam pela profundidade de suas mensagens.
 
A comida mexicana, é um primor degustativo nos dias que discorrem os rituais. Suas combinações marcaram muitos cardápios que remetem a cultura do México.
 
Vamos apresentar 8 fatos interessantíssimos sobre o Dia dos Mortos, e acredito que a maioria deles, você nunca ouviu falar.
 
1 - Qual o significado da Caveira?
 
Para muitos que enxergam a caveira como um símbolo de mau agouro, relacionada a morte e versões mais macabras, vai se surpreender como os Mexicanos a enxergam. Para os mesmos, a caveira simboliza a vida, e a sua representação em arte pintada nos rostos, afasta os maus espíritos.
 
2 - A definição de Morte para os mexicanos
 
“Poca Muerte Para Tanta Vida”. Para os mexicanos, não existe motivo de tristeza. É apenas uma viajem para um lugar melhor.
 
3 - O Dia dos Mortos é uma espécie de permissão
 
Para que as almas possam encontrar os seus parentes e pessoas amadas, elas precisam que os rituais dos Dia dos Mortos lhe ofereçam uma permissão. 
 
4 - A Simbologia da Vela Preta
 
No dia 30 de outubro aonde se inicia as festividades, uma vela preta é colocada sob um altar para representar todas as almas.
 
5 - Cada período do Dia dos Mortos representa uma faixa etária
 
As crianças (angelitos) tem a sua permissão para o plano espiritual no período de 31 de Outubro até ao meio dia de 01 de novembro. Já os jovens, adultos e velhos, a partir do meio-dia de 01 de novembro até o dia 02 do mesmo mês, são homenageados com velas coloridas representando a todas as almas.

6 - Os Mortos eram enterrados em um lugar peculiar

Antigamente, os mexicanos tinham o hábito de enterrarem os seus mortos debaixo de suas casas, para que suas almas não se afastem da família.
 
7 - Algumas covas são abertas...
 
Algumas famílias apresentam um ritual de abrir novamente a cova de parentes, retirar as ossadas e limpá-las, como uma espécie de purificação.
 
8 - Comida Mexicana servida de modo especial
 
A comida mexicana servida nas festividades, incluem Tacos, Enchiladas Verdes, Fachidas, Taquitos de Camarón e entre outros iguarias de sabor único. No Brasil, algumas famílias buscam Buffet de Comida Mexicana, para oferecer um Cardápio e Decoração temático, baseadps no Dia dos Mortos.
 
Já imaginou a cultura do México presente na sua festa? Contrate o Mexicaníssimo em Casa, e desfrute de um Buffet de Comida Mexicana que remete a sabores históricos e a temperos surpreendentes.